Lei nº 2.871/2004
Dispõe sobre a estrutura orgânica da Prefeitura Municipal de Caratinga, as competencias das unidades organizacionais que a integram e dá outras providências.
Ernani Campos Porto, Prefeito Municipal de Caratinga, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal em sua sessão do dia 21 de dezembro de 2004 aprovou, e eu, sanciono a seguinte Lei:
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º A Estrutura Orgânica da Prefeitura Municipal de Caratinga, tem como finalidade básica a promoção de todas as atividades Administrativas que respeitem ao peculiar interesse local e convenientes ao desenvolvimento integral da comunidade, de acordo com as competências explicitadas na Lei Orgânica.
Art. 2º O Poder Executivo do Município de Caratinga - MG, é exercido pelo Prefeito Municipal, auxiliado pelo Vice-Prefeito, pelo Chefe de Gabinete, pelas Assessorias do Executivo, pela Controladoria Geral, pelos Secretários e pelas Chefias a estes subordinados, que constituem a Administração Municipal.
Art. 3º Os órgãos da Administração Municipal, no exercício de suas atribuições obedecerão aos princípios fundamentais de planejamento, descentralização e delegação de competências, sempre sob a orientação e supervisão do Chefe do Poder Executivo Municipal.
CAPÍTULO II
DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Art. 4º Para atender às funções do município, a Administração será direta e constituída pelos seguintes órgãos:
a) de Assessoramento;
b) Secretarias Municipais;
c) de Controladoria Geral.
Art. 5º A Administração Municipal obedecerá a um sistema organicamente articulado com suas unidades, funcionando harmonicamente e em regime de mútua colaboração.
SEÇÃO I
ORGANIZAÇÃO BÁSICA DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL
Art. 6º O Poder Executivo do Município de Caratinga-MG, para cumprimento das competências constitucionais e legais, que lhe são inerentes, de modo especial a prestação e a execução de serviços públicos de natureza urbana e rural de interesse local é composto dos seguintes órgãos diretamente subordinados ao Prefeito Municipal:
I - ÓRGÃOS DE ASSESSORAMENTO
a. GABINETE DO PREFEITO
a.1 - Chefia de Gabinete
a.1.1 Secretaria de Gabinete
a.1.2 Supervisão Regional
a.1.3 Escritório de Representação
a.2 Assessoria Jurídica
a.2.1 Seção de Proteção e Defesa das Relações de Consumo
a.3 Assessoria de Comunicação
a.4 Assessores do Executivo
b. PROCURADORIA JURÍDICA MUNICIPAL
b.1 Procuradores Municipais
II - SECRETARIAS MUNICIPAIS
a) SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
a.1 - Departamento de Recursos Humanos
a.2 - Departamento de Patrimônio
a.2.1 - Seção de Arquivo Público Municipal
b) SECRETARIA DE FAZENDA E PLANEJAMENTO
b.1 Superintendência da Fazenda
b.1.1 - Seção de Dívida Ativa
b.1.2 - Seção de Cadastro Imobiliário
b.1.3 Seção de ISS b.2 Superintendência de Orçamento e Contabilidade
b.2.1 Seção de Planejamento
b.2.2 Seção de Orçamento
b.3 - Departamento de Compras e Licitações
b.4 Departamento de Cadastro e Informática
b.5 Tesouraria
b) SECRETARIA DE FAZENDA E PLANEJAMENTO
b.1 Superintendência da Fazenda
b.1.1 - Seção de Dívida Ativa
b.1.2 - Seção de Cadastro Imobiliário
b.1.3 Seção de ISS
b.2 - Departamento de Orçamento e Contabilidade
b.2.1 Seção de Planejamento
b.2.2 Seção de Orçamento
b.3 - Departamento de Compras e Licitações
b.4 Departamento de Cadastro e Informática
b.5 Tesouraria
b) SECRETARIA DE FAZENDA E PLANEJAMENTO
b.1 - Departamento de Orçamento e Contabilidade
b.1.1 Seção de Planejamento
b.1.2 Seção de Orçamento
b.2 - Departamento de Tributação
b.2.1 - Seção de Dívida Ativa
b.2.2 - Seção de Cadastro Imobiliário
b.2.3 Seção de ISS
b.3 - Departamento de Compras e Licitações
b.4 Departamento de Cadastro e Informática
b.5 Departamento de Fiscalização Tributária
b.6 Tesouraria
c) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E CULTURA
c.1 - Departamento de Educação
c.2.1 Seção de Ensino Fundamental e Educação Infantil
c.2.2 Seção de Educação Especial
c.2.3 Seção de Almoxarifado e Controle de Patrimônio
c.2.4 Seção de Legislação e Administração de Pessoal
c.3 - Departamento de Cultura
c.3.1 Seção de Patrimônio Histórico, Paisagístico, Arquitetônico e Cultural
c.3.2 Seção de Fomento à Cultura
c.4 - Departamento de Esportes
c) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E CULTURA
c.1 Superintendência de Educação
c.1.1 - Departamento de Educação
c.1.1.1 Seção de Ensino Fundamental e Educação Infantil
c.1.1.2 Seção de Educação Especial
c.1.1.3 Seção de Almoxarifado e Controle de Patrimônio
c.1.1.4 Seção de Legislação e Administração de Pessoal
c.2 - Departamento de Cultura
c.2.1 Seção de Patrimônio Histórico, Paisagístico, Arquitetônico e Cultural
c.2.2 Seção de Fomento à Cultura
c.3 - Departamento de Esportes
d) SECRETARIA DE SAÚDE
d.1 Superintendência de Gestão
d.1.1 Departamento de Planejamento, Administração e Finanças
d.1.2 Departamento de Assistência Médica
d.1.3 Departamento Odontológico
d.1.3.1 Seção de Odontologia Preventiva
d.1.3.2 Seção de Odontologia Curativa
d.1.4 Departamento de Controle, Avaliação e Regulação
d.2 Superintendência de Vigilância em Saúde
d.2.1 Departamento de Epidemiologia
d.2.1.1 Seção de Controle de Zoonoses
d.2.1.2 Seção de Controle de Endemias
d.2.2 Departamento de Vigilância Sanitária
d.2.3 Departamento de Promoção à Saúde
d.3 Superintendência Operacional de Saúde
d.4 Superintendência de Auditoria
e) SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
e.1 - Departamento de Assistência Social
e.1.1 Seção de Apoio Integral à Família
e.1.2 Seção de Defesa Social
e.1.3 Seção de Seção de Atenção ao Portador de Necessidades Especiais e Idosos
e.2 - Departamento de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário
e.2.1 Seção de Habitação Popular
e.3 Departamento de Atenção à Criança e ao Adolescente
f) SECRETARIA DE OBRAS PÚBLICAS
f.1 - Departamento de Execução de Obras
f.1.2 - Seção de Elaboração de Projetos e Execução de Obras
f.2 - Departamento de Planejamento Urbano
f.2.1 - Seção de Fiscalização e Normas Urbanísticas
f.2.2 - Seção de Elaboração de Projetos Urbanísticos
g) SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO
g.1 - Departamento de Infra Estrutura Rural
g.2 - Departamento de Agropecuária
g.2.1 Seção de Apoio à Agricultura Familiar e Abastecimento
h) SECRETARIA DE TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
h.1 - Departamento de Fomento ao Turismo e Promoções
h.2 - Departamento de Desenvolvimento Econômico
h.2.1 Seção de Geração de Emprego, Renda e Qualificação Profissional
i) SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS, TRANSPORTE E MEIO AMBIENTE
i.1 - Departamento de Transporte e Logística
i.1.1 Seção de Manutenção e Oficina
i.2 - Departamento de Trânsito
i.3 - Departamento de Meio Ambiente e Limpeza Urbana
i.3.1 Seção de Parques e Jardins
i.4 - Departamento de Fiscalização"
i) SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS, TRANSPORTE E MEIO AMBIENTE
i.1 - Departamento de Transporte e Logística
i.1.1 Seção de Manutenção e Oficina
i.2 - Departamento de Trânsito
i.3 - Departamento de Meio Ambiente e Limpeza Urbana
i.4 - Departamento de Fiscalização Alterado pela Lei nº 2.696/2006
III) CONTROLADORIA GERAL
III.1 - Controladoria
III.1.2 Seção de Controle de Convênios e Prestação de Contas
Art. 7º O Gabinete do Prefeito será composto por Assessores do Executivo e dirigido por um Chefe de Gabinete, as Secretarias, por um Secretário Municipal, as Superintendências por Superintendentes, os Departamentos por Diretores, as Seções por Chefes de Seção, e a Controladoria Geral por um Controlador Geral, todos com cargos em comissão, nomeados pelo Prefeito Municipal.
Art. 8º O Prefeito Municipal disporá de assessores para prestar-lhe assessoramento técnico e imediato, todos com cargos em comissão, nomeados pelo Prefeito Municipal.
Art. 9º As competências inerentes às Secretarias e seus desdobramentos em Superintendências, Departamentos, Divisões e Seções, serão regulamentadas em Manual de Organização aprovado em Decretos do Prefeito Municipal.
Art. 10 A entidade da Administração indireta será regida pela lei de sua criação e regimentos próprios.
CAPÍTULO III
COMPETÊNCIA DOS ÓRGÃOS
SEÇÃO I
DO GABINETE DO PREFEITO
Art. 11 Compete ao Gabinete do Prefeito:
I - Prestar assistência ao Chefe do Executivo em suas relações político-administrativas com os municípios, órgãos e entidades públicas e privadas e associações de classe;
II - Elaborar projetos de lei e acompanhar a sua tramitação na Câmara Municipal, mantendo os registros necessários;
III - Centralizar as atividades de redação de documentos e correspondências oficiais do Executivo;
IV - Organizar, numerar e manter sob sua responsabilidade os originais de leis, decretos, portarias e outros atos normativos pertinentes ao Executivo Municipal;
V - Estabelecer e executar programas de relações públicas;
VI - Promover a divulgação das atividades da Administração Municipal, fornecendo à imprensa artigos, fotos e outros materiais, cuja divulgação seja do interesse do município;
VII Coordenar as atividades do Escritório de Representação do Município de Caratinga em Belo Horizonte. VII - Executar tarefas afins, determinadas pelo Chefe do Executivo Municipal.
SEÇÃO II
DA PROCURADORIA JURÍDICA MUNICIPAL
Art. 12 São atribuições da Procuradoria Jurídica Municipal:
I - Defender, em juízo ou fora dele, os direitos e os interesses do município;
II - Promover a cobrança amigável e jurídica da dívida ativa de créditos não liquidados nos respectivos prazos legais e regulamentares;
III - Assessorar o Prefeito Municipal e demais órgãos da Prefeitura em assuntos de natureza jurídica;
IV - Opinar sobre minutas de contratos, convênios, projetos de lei, decretos, processos licitatórios, e outros atos administrativos, quando solicitados;
V - Opinar juridicamente, quando solicitado, em qualquer assunto de natureza administrativa, fiscal ou tributária;
VI - Executar tarefas afins, determinadas pelo Chefe do Executivo Municipal.
VII - Coordenar e promover a consolidação da Legislação.
SEÇÃO III
DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Art. 13 Compete à Secretaria de Administração e Recursos Humanos:
I - Coordenar e responsabilizar-se pelas atividades relativas a recadastramento, seleção, treinamento, controles funcionais e demais assuntos de pessoal;
II - Executar atividades relativas ao tombamento, registro, inventário e conservação dos bens móveis e imóveis;
III - Centralizar e supervisionar as atividades relativas ao protocolo, arquivo geral, segurança interna, telefonia e zeladoria dos próprios municipais;
VI - Executar tarefas afins, determinadas pelo Chefe do Executivo Municipal;
V - Acompanhar assuntos de interesse do município relativos a programas e projetos de sua área de competência, junto a órgãos e entidades federais e estaduais.
SEÇÃO IV
DA SECRETARIA DE FAZENDA E PLANEJAMENTO
Art. 14 Compete à Secretaria da Fazenda e Planejamento
I - Executar a política fiscal, financeira e tributária do município;
II - Executar programas, projetos e atividades relacionadas com a área financeira, fiscal e tributária;
III - Executar funções de gestão financeira contábil e fiscal do município;
IV - Acompanhar e controlar a execução orçamentária;
V - Processar a despesa e manter o registro e os controles contábeis da administração financeira, orçamentária e patrimonial do município;
VI - Centralizar e supervisionar as atividades relativas a compra, recebimento, guarda e distribuição de materiais e equipamentos;
VII - Consolidar a elaboração e coordenar a implementação do plano de ação anual do Governo Municipal e de sua programação global e setorial em articulação com as demais secretarias;
VIII - Coordenar, a elaboração do orçamento anual e plurianual de investimentos, acompanhar sua execução e avaliar seus resultados, propondo as medidas corretivas necessárias; XI - Coordenar, em articulação com as demais Secretarias, a manutenção do Centro de Processamento de Dados;
X - Executar tarefas afins, determinadas pelo Chefe do Executivo Municipal;
XI - Acompanhar assuntos de interesse do município relativos a programas e projetos de sua área de competência, junto a órgãos federais e estaduais.
SEÇÃO V
DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E CULTURA
Art. 15 Compete à Secretaria de Educação, Esportes e Cultura:
I - Planejar, administrar e supervisionar o sistema educacional da rede municipal em articulação com as demais unidades administrativas;
II - Contribuir para a formulação do Plano Anual de Ação do Governo Municipal, propondo programas de sua competência;
III - Assegurar nos termos da lei e promover o acesso da população em idade escolar à rede de ensino do município;
IV - Desenvolver programas de orientação pedagógica, objetivando aperfeiçoar o corpo docente dentro das diversas especialidades, buscando aprimorar a qualidade de ensino;
V - Combater as causas de baixo rendimento dos alunos, através de medidas de aperfeiçoamento ao ensino e de assistência ao aluno;
VI - Providenciar a criação de escolas, depois de comprovada a necessidade, para funcionamento de turmas de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental;
VII - Cooperar com as iniciativas de atendimento educacional especializado;
VIII - Incentivar a formação de novos atletas com o acompanhamento de especialistas nas diversas modalidades;
IX - Formular e desenvolver a política municipal de cultura, fomentando a criação, produção e divulgação de bens culturais;
X - Desenvolver e acompanhar projetos e programas que visem o desenvolvimento do esporte e da cultura do município;
XI - Desenvolver e acompanhar programas e projetos e atividades relativas à merenda escolar;
XII - Coordenar programas de incentivo à leitura e pesquisa, visando um melhor aproveitamento da biblioteca pública municipal;
XIII - Executar tarefas afins, determinadas pelo Chefe do Executivo Municipal;
XIV - Acompanhar assuntos de interesse do município relativos a programas e projetos de sua área de competência, junto a órgãos e entidades federais e estaduais.
SEÇÃO VI
DA SECRETARIA DE SAÚDE
Art. 16 Compete à Secretaria de Saúde:
I - Promover o levantamento dos problemas de saúde da população do município, afim de identificar as causas e combater as doenças com eficácia;
II - Coordenar o levantamento de indicadores epidemiológicos que contribuam para escolha operacional e para organização da política de saúde pública do município;
III - Coordenar ações administrativas que visem uma melhor operacionalização da saúde no município;
IV - Coordenar e fiscalizar o Fundo Municipal de Saúde;
V - Manter estreita coordenação com os órgãos e entidades de saúde estadual e federal, visando ao atendimento dos serviços médicos e da defesa sanitária do município;
VI - Contribuir para a formulação do Plano Anual de Ação do Governo Municipal, propondo programas setoriais de sua competência;
VII - Elaborar programas e projetos relativos a:
a) prestação de serviço médico e odontológico ambulatorial à população, primordialmente de baixa renda;
b) prestação de serviço médico e odontológico à população escolar da rede municipal de ensino;
c) atividades de controle das zoonoses que impliquem risco para saúde da população;
d) organização e implementação de campanhas de saúde pública no âmbito do município;
VIII - Elaborar e implantar programas de fiscalização do cumprimento da legislação sanitária, em cooperação ou coordenação com outras entidades da administração pública federal, estadual e municipal;
IX - Acompanhar assuntos de interesse do município relativos a programas e projetos de sua área de competência, junto a órgãos e entidades federais e estaduais;
X - Executar tarefas afins, determinadas pelo Chefe do Executivo Municipal;
SEÇÃO VII
DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Art. 17 Compete à Secretaria de Assistência Social:
I - Elaborar programas e projetos de desenvolvimento social com a colaboração sempre que conveniente de órgãos e entidades da administração pública e da iniciativa privada;
II - Promover o levantamento de dados referentes às favelas, vilas e áreas periféricas de ocupação não controladas em articulação com entidades federais, estaduais e municipais envolvidas nesta atividade;
III - Promover a remoção de moradores em áreas definidas pela Secretaria e a respectiva fixação em local adequado;
IV - Elaborar e implantar programas e projetos de assistência e formação social, acompanhando sua execução em coordenação com as demais Secretarias;
V - Acompanhar a execução de programas de promoção social em que a Secretaria participe em convênio com órgãos e entidades, públicas e privadas;
VI - Amparar diretamente, quando necessário, por solicitação a órgãos e entidades relacionadas com a situação, o menor e o migrante desassistido;
VII - Estimular a participação dos moradores, bem como das unidades de representação, nas discussões dos problemas vividos, buscando o esclarecimento de alternativas de ações viáveis.
VIII - Estudar e propor soluções assistenciais, em situações de emergências e de calamidades públicas;
IX - Promover o levantamento da força de trabalho do município, incrementando e orientando o seu aproveitamento;
X - Pronunciar-se sobre as solicitações de entidades assistenciais do Município, relativas a subvenções ou auxílios controlando e fiscalizando sua aplicação, quando concedidos;
XI - Executar tarefas afins, determinadas pelo Chefe do Executivo Municipal;
XII - Acompanhar assuntos de interesse do município relativos a programas e projetos de sua área de competência, junto a órgãos e entidades federais e estaduais;
SEÇÃO VIII
DA SECRETARIA DE OBRAS PÚBLICAS
Art. 18 Compete à Secretaria de Obras Públicas;
I - Coordenar as atividades concernentes à construção e conservação de obras públicas municipais e instalações para a prestação de serviços públicos de natureza urbana e rural de interesse local;
II - Coordenar as atividades relativas à elaboração de projetos de obras públicas municipais e os respectivos orçamentos;
III - Promover a construção, pavimentação e conservação de estradas municipais e vias urbanas;
IV - Promover e coordenar a elaboração de projetos viários de interesse do município;
V - Coordenar e responsabilizar-se pela administração das obras e/ou serviços de execução direta do município;
VI - Desenvolver juntamente com o planejamento o cronograma físico-financeiro das obras;
VII - Coordenar a elaboração da legislação urbanística do município em articulação com planejamento;
VIII - Promover a fiscalização e o cumprimento da legislação urbanística do município;
IX - Promover a fiscalização e o cumprimento das normas técnicas urbanísticas do município;
X - Centralizar e supervisionar as atividades relativas a movimentação e controle de veículos, bem como manter a frota de veículos e equipamentos de uso geral da Administração em bom estado de conservação;
XI - Executar tarefas afins, determinadas pelo Chefe do Executivo Municipal;
XII - Acompanhar assuntos de interesse do município relativos a programas e projetos de sua área de competência, junto a órgãos e entidades federais e estaduais.
SEÇÃO IX
DA SECRETARIA DE AGRICULTURA
Art. 19 Compete à Secretaria de Agricultura:
I - Estabelecer e coordenar as políticas, projetos e programas de atuação do Município nos setores de agropecuária e hortifrutigranjeiro;
II - Coordenar e controlar a execução de convênios firmados com órgãos federais e estaduais nas áreas de sua competência;
III - Desenvolver trabalhos visando a melhoria de atividades agrícolas;
IV - Promover atividades de extensão e fomento dentro dos setores de agropecuária e hortifrutigranjeiro;
V - Promover assistência educacional sobre o reflorestamento, agricultura e pecuária;
VI - Desenvolver trabalhos de orientação e assistência técnica aos produtores rurais do município;
VII - Desenvolver políticas de cooperativismo e associativismo rurais;
VIII - Promover o funcionamento de patrulhas mecanizadas para atendimento ao produtor rural;
IX - Promover a fiscalização dos serviços prestados, bem como o recebimento dos membros;
X - Promover a construção, pavimentação e conservação de estradas municipais;
XI Implementar ações de apoio à agricultura familiar e desenvolvimento da economia solidária;
XII - Executar tarefas afins, determinadas pelo Chefe do Executivo Municipal;
XIII - Acompanhar assuntos de interesse do município relativos a programas de sua área, junto a órgãos e entidades federais e estaduais;
SEÇÃO X
DA SECRETARIA DE TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Art. 20 Compete à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico:
I - Coordenar a formulação da política do desenvolvimento sócio e econômico do município, compatibilizando-a com as diretrizes do governo local;
IV - Estabelecer intercâmbio permanente de informações entre os órgãos e entidades da administração pública municipal, a fim de orientar os processos de decisão e coordenação das atividades governamentais;
V - Detectar, listar e mapear necessidades e oportunidades, em articulação com os órgãos da administração pública municipal, a fim de promover meios necessários à consecução de planos, programas e projetos de interesse do município;
VI - Reunir subsídios informativos, originários dos diferentes segmentos econômicos do município, com vistas à formulação dos planos e programas;
VII - Fomentar o desenvolvimento do Turismo em nossa região, incentivando e realizando eventos;
VIII - Investir e estruturar os atrativos turísticos da região em parceria com entidades privadas, Faculdades e Associações;
IX - Elaborar Plano Estratégico de Médio Prazo, com objetivo de promover o Desenvolvimento Econômico do Município;
X - Executar tarefas afins, determinadas pelo Chefe do Executivo Municipal;
XI - Acompanhar assuntos de interesse do município relativos a programas e projetos de sua área, junto a órgãos federais e estaduais.
SEÇÃO XI
DA SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS E MEIO AMBIENTE
Art. 21 Compete à Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente:
I - Planejar, desenvolver e executar, direta ou indiretamente, os serviços de limpeza urbana;
II - Regulamentar e fiscalizar a instalação e o funcionamento de quaisquer equipamentos ou sistemas, públicos ou particulares, relativos ao lixo;
III - Realizar a apropriação do custo dos serviços prestados e promover, justificadamente, a revisão periódica de suas tarifas e preços públicos para assegurar a indispensável manutenção, melhoramento e expansão de suas atividades;
IV - Coordenar, supervisionar e promover a execução da coleta regular, extraordinário e o transporte do lixo, desde os pontos de produção até os locais de destino final;
V - Coordenar, controlar e executar a limpeza, roçada, capina e varrição de vias e logradouros públicos nos perímetros urbanos;
VI - Coordenar, controlar e executar a destinação sanitária do lixo;
VII - Gerenciar a operação de beneficiamento do lixo;
VIII - Supervisionar e controlar a operação de instalação de destinação final do lixo e o desenvolvimento de aterros sanitários;
IX - Promover a limpeza das margens dos córregos do Município;
X - Acompanhar os assuntos de interesse concernentes a programas e projetos relativos à conservação ambiental, junto à órgãos e entidades públicas e privadas;
XI - Coordenar a elaboração e o cumprimento de normas técnicas e padrões de proteção, conservação e melhoria do meio ambiente;
XII - Coordenar a produção de sementes e mudas destinadas a programas, projetos e atividades de arborização e ornamentação de logradouros urbanos;
XIII - Coordenar e controlar os serviços de distribuição de água investigando os vazamentos e mantendo os serviços de reparos e desobstruções das redes;
XIV Fiscalizar os serviços de operação do sistema de esgoto sanitário;
XV Estabelecer diretrizes para a política de trânsito no município bem como a fiscalização, acompanhamento de sua operação e gerenciamento;
XVI - Executar tarefas afins, determinadas pelo Chefe do Executivo;
SEÇÃO XII
DA CONTROLADORIA
Art. 22 A CONTROLADORIA GERAL terá por finalidade:
I - orientar, acompanhar, fiscalizar e avaliar a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos da administração com vista a regular e racionalizar a utilização dos recursos e bens públicos;
II - elaborar, apreciar e submeter ao Prefeito Municipal estudos e propostas de diretrizes, programas e ações que objetivem a racionalização da execução das despesas e o aperfeiçoamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial ao âmbito da administração e também que objetiva na implementação da arrecadação das receitas orçadas;
III - acompanhar a execução física e financeiras dos projetos e atividades, bem como da ampliação sob qualquer forma, de recursos públicos;
IV - tomar as contas dos responsáveis por bens e valores;
V - subsidiar os responsáveis pela elaboração de planos, orçamentos e programação financeira, com informações e avaliações relativas à gestão dos órgãos da Administração Municipal;
VI - executar os trabalhos da auditoria contábil, administrativa e operacional junto aos órgãos do Poder Executivo;
VII - verificar e certificar as contas dos responsáveis pela aplicação, utilização ou guarda de bens e valores públicos e de todo aquele que, por ação ou omissão, der causa a perda, subtração ou estrago de valores, bens materiais de propriedade ou responsabilidade do Município;
VIII - emitir relatório, por ocasião do encerramento do exercício, sobre as contas e balanço geral do Município;
IX - organizar e manter atualizado o cadastro dos responsáveis por dinheiro, valores e bens públicos, assim como dos órgãos e entidades sujeitos a auditoria pelo Tribunal de Contas do Estado;
X avaliar o cumprimento das metas prevista no Plano Plurianual e a execução dos Programas de Governo;
XI manter condições para que os Municípes sejam permanentemente informados sobre os dados da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Município.
Parágrafo único. A Controladoria Geral fica subordinada diretamente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, e funcionará sob a direção do Controlador Geral, que poderá contar com equipe técnica e administrativa para a execução dos serviços de controle interno.
XII - Coordenar e controlar a execução e prestação de contas de convênios firmados com órgãos federais e estaduais e também os firmados com entidades filantrópicas do Município.
CAPÍTULO IV
DOS ÓRGÃOS DESCENTRALIZADOS
Art. 23 O Escritório de Representação do Município de Caratinga em Belo Horizonte que terá as seguintes atribuições legais;
I - Apoiar administrativamente a Prefeitura Municipal junto aos órgãos públicos federais e estaduais;
II - Prestar informações a respeito do potencial do Município;
III - Assessorar o Executivo Municipal junto a Assembléia Legislativa Mineira;
Parágrafo único. O Escritório de Representação ficará subordinado diretamente ao Prefeito Municipal, será coordenado pela Chefia de Gabinete e dirigido pelo Chefe do Escritório de Representação, cargo de provimento em comissão de livre nomeação pelo Chefe do Executivo.
CAPÍTULO V
DA IMPLANTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL
Art. 24 A estrutura administrativa e os procedimentos organizacionais previstos na presente lei estarão em funcionamento à medida que os órgãos que compõem forem sendo implantados, segundo as conseqüências da Administração Municipal e as disponibilidades de recursos orçamentários.
Parágrafo único. A implantação dos órgãos far-se-á através da efetivação das seguintes medidas:
I - Provimento das respectivas chefias;
II - Instrução das chefias com relação às competências que lhe são definidas;
III - Dotação dos órgãos dos elementos materiais e humanos indispensáveis ao seu funcionamento.
CAPÍTULO VI
DO MANUAL DE ORGANIZAÇÃO
Art. 25 O Manual de Organização do Município de Caratinga, será baixado por Decreto do Prefeito, no prazo de 120 (cento e vinte) dias após a publicação desta Lei.
Art. 26 Fica a cargo do Poder Executivo determinar a estrutura do Manual de Organização.
CAPÍTULO VII
DOS CARGOS E FUNÇÕES DE CHEFIA
Art. 27 Ficam criados os cargos de direção, assessoramento e apoio administrativo de provimento em comissão, de livre nomeação do Chefe do Executivo, de acordo com o Anexo I desta lei.
Art. 28 Fica o Chefe do Executivo Municipal autorizado a conceder gratificação, a título de verba de representação, a ocupantes de cargos em comissão limitada a 20% (vinte por cento) do valor do vencimento básico.
CAPÍTULO VIII
DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS E FINAIS
Art. 29 Articulam-se funcionalmente com as Secretarias Municipais os seguintes órgãos colegiados:
I - Com a Secretaria de Assistência Social: o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal de Habitação Popular; Conselho de Garantia de Renda Mínima; Conselho Municipal do Bem Estar Social; Conselho Municipal de Entorpecentes; Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor; Conselho Municipal de Assistência Social;
II - Com a Secretaria de Educação, Esportes e Cultura: Conselho Municipal de Esporte e Lazer; Conselho Municipal de Alimentação Escolar; Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do ensino Fundamental e Valorização do Magistério; Conselho deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural; Conselho Municipal de educação.
III - Com a Secretaria de Saúde: Conselho Municipal de Saúde
IV - Com a Secretaria de Agricultura:Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável: Conselho Municipal de Agricultura e Abastecimento
V - Com a Secretaria de Fazenda e Planejamento: Conselho Municipal de Contribuintes
VI - Com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente: Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; Conselho Municipal de transporte e Trânsito; Comissão Municipal de Defesa Civil.
VII - Com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico: Conselho Municipal de Turismo.
Art. 30 Fica o Prefeito Municipal autorizado a proceder no orçamento da Prefeitura os ajustamentos que se fizerem necessários em decorrência desta lei.
Art. 31 Fica o Chefe do Executivo autorizado a propiciar treinamento dos servidores municipais, fazendo-o na medida das disponibilidades financeiras e das conveniências dos serviços da municipalidade.
Art. 32 As despesas decorrentes da aplicação desta lei correrão por conta do Orçamento Municipal.
Art. 33 Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, contando seus efeitos a partir de 1º de janeiro de 2005.
Art. 34 As despesas decorrentes da aplicação desta lei, correrão por conta do Orçamento Municipal.
Art. 35 Revogam-se as disposições em contrário em especial as leis municipais de número 2.356/96 de 19 de dezembro de 1996, o Anexo I da 2.412/97 de 21 de outubro de 1997, o Anexo II da 2.505/99 de 27 de janeiro de 1999, a 2.539/99 de 06 de outubro de 1999 e a 2.610/2001 de 03 de fevereiro de 2001, 2.688/2001, de 29/12/2001 e 2.791, de 15/10/2003.
Mando, portanto, a quem o conhecimento e a execução da presente lei pertencer, que a cumpra e a faça cumprir tão inteiramente como nela se contém.
Caratinga, 22 de dezembro de 2004.
Ernani Campos Porto
Prefeito Municipal